segunda-feira, 26 de abril de 2010

A Caixa de Pandora


Oi, pessoal! Aqui é a Eneida. Vim aqui para finalizar o mito que minha irmã, Gálata, começou.
Epimeteu ficou muito triste pela situaçao, na qual seu irmão se encontrava e pediu clemência a Zeus, que o vetou.
"O que será de mim? Todos os animais possuem companhias", disse Epimeteu. Então, Zeus criou uma mulher para ser sua companheira, chamada Pandora, que significa ''todos os dons''. Ela foi presenteada com dons por todos os deuses.
Eles casaram-se e passaram a morar juntos. Quando Epimeteu estava apresentando a casa à Pandora, esta reparou que ele não havia lhe apresentado uma caixa. E ela questionou sobre essa caixa, mas Epimeteu disse que não era nada que lhe dizia respeito. E ela prometeu que nunca abriria a caixa.
Certo dia, ouviu uma voz fininha e chorosa que a chamava, vinda diretamente da caixa 'probida'. Ela perguntou: "Quem é você?'', e a voz disse que ele e seus irmãos e irmãs estavam presos naquela caixa, fracos, e precisavam ser libertados.
Pandora prometera a Epimeteu que não abriria a caixa, mas os deuses haviam lhe concedido os dons da bondade e da compaixão, e não poderia negar ajuda àquelas criaturas.
Quando ela abriu uma fresta da caixa, esta se escancarou, deixando sair uma multidão de criaturas, que atacaram Pandora, até fazê-la sangrar. Depois todas se foram.
Epimeteu a encontrou, e logo entendeu o que havia acontecido.
Ela se desculpou, e ele a tranquilizou. E explicou porque a caixa não deveria ser aberta: ali haviam coisas muito ruins, como tristeza, miséria, tristeza.
Nesse instante, uma outra voz a chamou, vinda da caixa. Era a esperança.
Enquanto a tiverem, não precisarão temer pelas desgraças, pois nada os derrotará.

Prometeu


Olá, aqui é Gálata de novo. Escolhi o mito Prometeu para contar a vocês, pois acho muito interessante a forma como é relatada a criação do mundo.
Prometeu entrou em uma batalha para ver quem governaria o mundo, os titãs (gigantes) ou os deuses. Com a vitória dos deuses, o mundo foi constituido a partir de partes dos corpos dos titãs.
Prometeu e Epimeteu tomaram o partido dos deuses em um certo momento da guerra e por isso foram autorizados a viver na terra.
Eles foram encarregados de distribuir dons entre as criaturas habitantes da terra. Alguns desses dons foram: A juba do leão, as listras das zebras, a tromba do elefente, a cauda do pavão, as manchas dos leopardos...
Só haviam duas criaturas (seres humanos) que não haviam recebido dons. Para que eles nao fossem seres miseráveis, Prometeu fora ao Monte Olimpo para buscar algo para lhes dar. Levou uma tocha apagada porque ele já sabia o que pretendia obter para dar aos seres humanos. Ele acendeu a tocha, correu montanha a baixo, entregou-a aos seres humanos e disse: "Vocês serão fracos e nus para sempre mas, como a dádiva que estão recebendo agora, poderão dominar todos esses animais. Este é o fogo. Se o usarem com prudência, poderão governar o mundo. Se o usarem com imprudência, poderão destruir a si mesmos. A escolha é de vocês".
Com o fogo, os seres humanos passaram a dominar todos os animais, como fazem até hoje. Mas nem sempre se mostrarão dignos da dádiva de Prometeu.
Zeus ficou furioso com Prometeu por ter deixado isso acontecer.
Zeus condenou Prometeu a um castigo: ficar preso a uma rocha, onde um arbutre iria sempre arrancar um pedaço de sua carne, que se recompunha à medida que era devorada.

Aracne


Oi, eu sou a Eneida. Vou contar pra vocês o mito de Aracne, porque sou fã de Atena, e ela mostra toda sua audácia nessa história!
Aracne era uma jovem tecelã, que exercia sua função brilhantemente. Seu trabalho era muito admirado pelo povo.
Certo dia, um rei foi buscar um manto que havia encomendado. Satisfeito com o trabalho de Aracne, lhe disse: "Só Atena seria capaz de fazer um mante mais lindo do que este!"
Aracne retrucou, questionando como o rei sabia que o trabalho de Atena era melhor que o dela. E o rei disse: "Atena é a deusa da sabedoria. Foi ela que ensinou os seres humanos a fiar e tecer. Ela inventou essas artes. Ninguém consegue superá-la."
A tecelã não concordou com o que o rei disse, e propôs um desafio a Atena, para que se fosse provado qual das duas era melhor na arte de tecer.
O rei foi embora, e uma velha se aproximou e disse que ela não deveria ter desrespeitado Atena, porque o poder dos deuses era maior do que se imaginava e ninguém deveria os desafiar.
Aracne não acreditou em nada disso e disse: "Ela que aceite meu desafio, se tiver coragem!"
Atena surgiu, e disse: ''Aceito seu desafio".
As duas se puseram a trabalhar.
O tema de Aracne eram os feitos benéficos e maléficos dos deuses, como forma de provocar Atena. A ousadia da moça era imperdoável, então Atena disse: "Aracne, você provou que tem habilidade. No entanto, não posso permitir que essa competição continue, pois jamais alguém ousaria declarar que uma simples mulher é mais habilidosa do que uma deusa. Se você concordar, eu lhe concederei um dom."
Aracne quis saber de que dom se tratava e Atena disse que tratava-se de torná-la a melhor fiandeira e tecelã que já existira. A pobre imortal aceitou, e assim se fez.
Aracne transformou-se numa aranha. Assim, Atena cumpriu sua promessa, mas de maneira diferente que Aracne havia imaginado.
Bem, vocês acham que Atena estava certa?
Deixem comentários!

Pigmaleão e Galatéia


Eu sou a Gálata, prazer.
Um dos meus mitos preferidos é Pigmalião e Galatéia, sendo este último muito parecido com o meu nome. Sou uma pessoa romântica e por isso vou contar esta história de amor platônico.
Pigmalião era um grande escultor, conhecido pelas suas obras extremamente realista.
Uma vez lhe foi encomendada uma estátua da Deusa Afrodite.
Ele escolheu o melhor mármore para esculpí-la e trabalhava dia e noite, sem descanso. Quando seu trabalho chegou ao fim, ele se pos a chorar, pois os sacerdotes levariam a encomenda. Aquela era a melhor estátua que ja havia criado e nao suportava a idéia de deixá-la.
Pigmalião se apaixonou pela estátua e deu-lhe o nome de Galatéia. Ele pintou seus lábios de vermelho, seus olhos de azul e seus cabelos de dourado brilhante. Estas novas cores a tornaram mais viva ainda.
Pigmalião foi cobrado pelos sacerdotes, e nao disposto a ceder Galatéia, se pos a fazer outra estátua de Afrodite.
Estes, satisfeitos, foi embora levando a outra estátua.
Ele passara dia e noite sem comer ou dormir só para observar Galatéia, como sabia que estava morrendo ele fez uma prece para Afrodite: "Afrodite, Deusa do Amor, ouve minha voz. Já que Galatéia não pode ser minha, tire minha vida. Deixe-me encontrar a paz na morte!"
Deitou-se no chão esperando pela sua morte e Galatéia desceu do pedestal, cheia de amor, tocou-lhe a face. Galatéia deixara de ser estátua: "Afrodite me deu vida, para que eu pudesse te amar também".
Depois de todo o tempo vivido juntos, Afrodite lhes concedeu uma última benção. Suas almas deixaram seus corpos ao mesmo tempo, para que nunca tivessem que se separar.
Deixem sua opinião.
Até mais!

Estreiando...

Olá, povo do futuro! Aqui é a Eneida. Eu e meus seis irmãos (Aghata, Flora, Gálata, Glicério, Lótus e Rhodes) estamos fazendo esse blog porque nosso povo recebeu uma missão: devemos expandir nossa cultura e nossas tradições para que os povos descendentes possam se situar com alguma influência grega, para que esta não se perca no tempo.
Nas postagens seguintes, iremos relatar alguns de nossos mitos favoritos e esperamos que o endereço virtual se popularize e atraia comentários do nosso povo e consequentes discussões e debates.
Aceitamos críticas, opniões, sugestões e o que mais o povo tenha a oferecer. Afinal, um dia, esse endereço será aberto pelos habitantes do futuro e, partir daqui, talvez eles formem uma ideologia sobre nosso povo. Então vamos mostrar quão rica nossa cultura é!