segunda-feira, 26 de abril de 2010

Prometeu


Olá, aqui é Gálata de novo. Escolhi o mito Prometeu para contar a vocês, pois acho muito interessante a forma como é relatada a criação do mundo.
Prometeu entrou em uma batalha para ver quem governaria o mundo, os titãs (gigantes) ou os deuses. Com a vitória dos deuses, o mundo foi constituido a partir de partes dos corpos dos titãs.
Prometeu e Epimeteu tomaram o partido dos deuses em um certo momento da guerra e por isso foram autorizados a viver na terra.
Eles foram encarregados de distribuir dons entre as criaturas habitantes da terra. Alguns desses dons foram: A juba do leão, as listras das zebras, a tromba do elefente, a cauda do pavão, as manchas dos leopardos...
Só haviam duas criaturas (seres humanos) que não haviam recebido dons. Para que eles nao fossem seres miseráveis, Prometeu fora ao Monte Olimpo para buscar algo para lhes dar. Levou uma tocha apagada porque ele já sabia o que pretendia obter para dar aos seres humanos. Ele acendeu a tocha, correu montanha a baixo, entregou-a aos seres humanos e disse: "Vocês serão fracos e nus para sempre mas, como a dádiva que estão recebendo agora, poderão dominar todos esses animais. Este é o fogo. Se o usarem com prudência, poderão governar o mundo. Se o usarem com imprudência, poderão destruir a si mesmos. A escolha é de vocês".
Com o fogo, os seres humanos passaram a dominar todos os animais, como fazem até hoje. Mas nem sempre se mostrarão dignos da dádiva de Prometeu.
Zeus ficou furioso com Prometeu por ter deixado isso acontecer.
Zeus condenou Prometeu a um castigo: ficar preso a uma rocha, onde um arbutre iria sempre arrancar um pedaço de sua carne, que se recompunha à medida que era devorada.

6 comentários:

  1. Olá, meu nome é Dédalo e ao ler esse mito pude perceber que Epimeteu quis dar o fogo aos humanos para que eles dominassem o mundo. O domínio do homem se iniciou junto com o surgimento do planeta Terra. E os humanos tinham em suas mãos as escolhas a serem tomadas com esse domínio.

    ResponderExcluir
  2. Oi gente, meu nome é Ariadne e eu gostaria de dizer que esse mito conta como começou o mundo. Zeus nos disse que os humanos iriam ter várias interpretações do início da vida no planeta (como o Big Bang, Adão e Eva e etc). Apesar disso o povo grego se mostra muito rico culturalmente, e nossa ideologia é muito estagnada no povo, então a nossa idéia de começo da humanidade pode não ser absurda futuramente.

    ResponderExcluir
  3. kra n é isto q eu queria + vlw

    ResponderExcluir
  4. Olá, queria corrigir uma coisa: não exitem pontos parágrafos, e nem o espaço que precisa ao começar um texto ou quando tem pontos parágrafos, porém me ajudou muito... Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Meu querido, cuidado com os erros de português ok? Mas fora isso, está tudo ótimo! Obrigada pela ajuda, preciso fazer um trabalho para a escola!!!

    ResponderExcluir