terça-feira, 27 de abril de 2010

Perséfone e Hades


Oi, meu nome é Flora, escolhi o mito Perséfone e Hades pois gosto muito dele e quero compartilhá-lo com vocês.
Na mitologia grega, Perséfone era filha de Zeus e de Deméter, deusa da agricultura, tendo nascido antes do casamento de seu pai com a deusa Hera. Quando os sinais de sua grande beleza e feminilidade começaram a brilhar, em sua adolescência, chamou a atenção do deus Hades, que a pediu em casamento.
Hades, sem querer consultar Deméter, e nem se quer ligar para a opnião de Zeus, seu irmão, emergiu da terra e raptou-a levando-a para seus domínios (o mundo subterrâneo), fazendo dela sua rainha. Sua mãe, ficando inconsolável, acabou por se descuidar de suas tarefas: as terras tornaram-se estéreis e houve escassez de alimentos, e Perséfone recusou-se a ingerir qualquer alimento e começou a definhar. Deméter, junto com Hermes, foram buscá-la ao mundo dos mortos, a pedido de Zeus. Entretanto, a única maneira para que ela pudesse sair do mundo dos mortos era se ela não estivesse ingerido nada, porem ela havia comido uma semente de romã. Diante desta situação, fez-se um acordo: ela passaria metade do ano junto a seus pais, quando seria Perséfone, a eterna adolescente, e o restante com Hades, quando se tornaria a sombria Perséfone. Este mito justifica o ciclo anual das colheitas e das quatro estações.

17 comentários:

  1. Oi, meu nome é Jasão. Os mitos são feitos para explicar os fenômenos da natureza.Por exemplo, a história de "Perséfone e Hades", explicam a criação das estações do ano e o fenômeno das colheitas.Isso acontece em outras histórias também, como "Prometeu", onde pude ver em outra página do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e meio obvio pois ela escreveu isso no final do texto, e um poucode logica e vc simplifica

      Excluir
  2. Olá! Meu nome é Hécati. Gostei muito da história de "Perséfone e Hades", pois não sabia o fenômeno das estações e das colheitas. Depois que conheci esse blog, quero conhecer melhor sobre a mitologia grega.

    ResponderExcluir
  3. OI muito obrigado, eu estava procurando um resumo
    para um dever de casa, você me ajudou bastante
    mais uma vez Obrigado e um Beijão ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tambem estava procurando para um dever e nois mano kkkkkkkkkk

      Excluir
  4. adoooorei o mito, tava fazendo um pesquisa sobre a pintura romana e não entendi as formas que mostra o rapto de persefone, o quadro acima apesar de ser ilustração ajudou a entender melhor a situação.

    ResponderExcluir
  5. faltou aguns detalhes importantes na historia

    ResponderExcluir
  6. Só que não. Acrescenta as coisas mais importantes aí

    ResponderExcluir
  7. a flora me ajudo muito no meu trabalho de colegio valeu flora

    ResponderExcluir
  8. a flora me ajudo muito no meu trabalho de colegio valeu flora

    ResponderExcluir