segunda-feira, 26 de abril de 2010

Pigmaleão e Galatéia


Eu sou a Gálata, prazer.
Um dos meus mitos preferidos é Pigmalião e Galatéia, sendo este último muito parecido com o meu nome. Sou uma pessoa romântica e por isso vou contar esta história de amor platônico.
Pigmalião era um grande escultor, conhecido pelas suas obras extremamente realista.
Uma vez lhe foi encomendada uma estátua da Deusa Afrodite.
Ele escolheu o melhor mármore para esculpí-la e trabalhava dia e noite, sem descanso. Quando seu trabalho chegou ao fim, ele se pos a chorar, pois os sacerdotes levariam a encomenda. Aquela era a melhor estátua que ja havia criado e nao suportava a idéia de deixá-la.
Pigmalião se apaixonou pela estátua e deu-lhe o nome de Galatéia. Ele pintou seus lábios de vermelho, seus olhos de azul e seus cabelos de dourado brilhante. Estas novas cores a tornaram mais viva ainda.
Pigmalião foi cobrado pelos sacerdotes, e nao disposto a ceder Galatéia, se pos a fazer outra estátua de Afrodite.
Estes, satisfeitos, foi embora levando a outra estátua.
Ele passara dia e noite sem comer ou dormir só para observar Galatéia, como sabia que estava morrendo ele fez uma prece para Afrodite: "Afrodite, Deusa do Amor, ouve minha voz. Já que Galatéia não pode ser minha, tire minha vida. Deixe-me encontrar a paz na morte!"
Deitou-se no chão esperando pela sua morte e Galatéia desceu do pedestal, cheia de amor, tocou-lhe a face. Galatéia deixara de ser estátua: "Afrodite me deu vida, para que eu pudesse te amar também".
Depois de todo o tempo vivido juntos, Afrodite lhes concedeu uma última benção. Suas almas deixaram seus corpos ao mesmo tempo, para que nunca tivessem que se separar.
Deixem sua opinião.
Até mais!

5 comentários:

  1. Oi, eu sou Teseu, filho do rei de Atenas, conhecido por ter enfrentado o Minotauro.
    Eu vim aqui pra me aprofundar minha opnião em uma questão desse mito: o Padrão Estético de Beleza.
    Nesse mito, Galatéia era uma figura idealizada, membro de um amor platônico, o que só instiga mais essa sua característica.
    E ela segue o padrão estético da época: loira, magra, olhos claros.
    É por esse tipo de mulher que os homens se apaixonam perdidamente.
    E por que não negras, japonesas?
    Vou lhe responder porque não.
    Porque elas não se encaixam no padrão estético estabelecido pela nossa sociedade.
    E sim mulheres como Galatéia.
    Isso não quer dizer que existe um preconceito pré - estabelecido no mito, porque é normal que cada época possua sua idealização de mulher perfeita, seu padrão.
    E é esse tipo de beleza valorizada na Grécia nesses tempos.

    ResponderExcluir
  2. Olá, aqui é a Afrodite, a deusa da beleza e do amor.
    Eu nasci quando Urano, o pai dos titãs, foi castrado pelo seu filho, Cronos. Seus testículos foram atirados ao mar, e fecundaram Tálassa, deusa do mar, minha mãe.
    Vim aqui comentar sobre esse mito porque é o meu preferido. Tem uma extrema influência de minha parte.
    Eu tenho uma característica muito forte, que é a compaixão, e não pude ver Pigmalião sofrendo tanto por amor. Tive que tomar uma providência!
    Fiquei tão feliz, porque os dois ficaram realizados e morreram em extrema paz, e é isso que deve acontecer com todos.

    ResponderExcluir
  3. Aqui é o Dédalo. Vim comentar sobre o amor platônico que acontece nesse mito.
    O que Pigmalião sentia por Galatéia era um sentimento impossível de se realizar, pois ela não era real. Não mostrava sentimentos, emoções, expressões, movimento... Nada!
    Mas, graças á compaixão de Afrodite, aconteceu um milagre: Esse amor platônico tornou-se possível, Galatéia tornou-se real para poder amar a Pigmalião também, o que fez deles o casal o mais feliz e satisfeito já visto.
    Os deuses se esforçam muito para serem bons e justos!

    ResponderExcluir
  4. acho este mito muito estranho

    ResponderExcluir
  5. inda bem que nunca me apaixonei por nenhum dos meus rabiscos credo :S

    ResponderExcluir