segunda-feira, 26 de abril de 2010

Aracne


Oi, eu sou a Eneida. Vou contar pra vocês o mito de Aracne, porque sou fã de Atena, e ela mostra toda sua audácia nessa história!
Aracne era uma jovem tecelã, que exercia sua função brilhantemente. Seu trabalho era muito admirado pelo povo.
Certo dia, um rei foi buscar um manto que havia encomendado. Satisfeito com o trabalho de Aracne, lhe disse: "Só Atena seria capaz de fazer um mante mais lindo do que este!"
Aracne retrucou, questionando como o rei sabia que o trabalho de Atena era melhor que o dela. E o rei disse: "Atena é a deusa da sabedoria. Foi ela que ensinou os seres humanos a fiar e tecer. Ela inventou essas artes. Ninguém consegue superá-la."
A tecelã não concordou com o que o rei disse, e propôs um desafio a Atena, para que se fosse provado qual das duas era melhor na arte de tecer.
O rei foi embora, e uma velha se aproximou e disse que ela não deveria ter desrespeitado Atena, porque o poder dos deuses era maior do que se imaginava e ninguém deveria os desafiar.
Aracne não acreditou em nada disso e disse: "Ela que aceite meu desafio, se tiver coragem!"
Atena surgiu, e disse: ''Aceito seu desafio".
As duas se puseram a trabalhar.
O tema de Aracne eram os feitos benéficos e maléficos dos deuses, como forma de provocar Atena. A ousadia da moça era imperdoável, então Atena disse: "Aracne, você provou que tem habilidade. No entanto, não posso permitir que essa competição continue, pois jamais alguém ousaria declarar que uma simples mulher é mais habilidosa do que uma deusa. Se você concordar, eu lhe concederei um dom."
Aracne quis saber de que dom se tratava e Atena disse que tratava-se de torná-la a melhor fiandeira e tecelã que já existira. A pobre imortal aceitou, e assim se fez.
Aracne transformou-se numa aranha. Assim, Atena cumpriu sua promessa, mas de maneira diferente que Aracne havia imaginado.
Bem, vocês acham que Atena estava certa?
Deixem comentários!

5 comentários:

  1. Olá, povo da Grécia! Aqui é Zeus, o rei dos deuses, soberano do Monte Olimpo, deus do céu e do trovão.
    Vim aqui explicar uma situação.
    Cada deus recebe um dom específico, como Afrodite (beleza, amor), Dionísio (vinho, festas). E esse dom é exercido de maneira extremamente eficaz pelo deus que o tem.
    A Atena é a deusa da sabedoria. Ela criou as artes de fiar e tecer. Não há quem a supere.
    Os humanos são muito habilidosos, e podem ser comparados com nós, deuses, mas não em relação ao dom específico que o deus em questão exerce.
    Isso até mostra um aspecto antropocêntrico, porque os homens da nossa época estão se valorizando e descobrindo suas capacidades. Mas apesar deles não superarem nós em alguns aspectos, somos nós que trabalhamos em prol deles, visamos o bem - estar deles.

    ResponderExcluir
  2. Oi, aqui é a Pandora.
    Lendo esse mito, tive a impressão que, para Aracne, era muito importante que seu trabalho fosse reconhecido e valorizado por todos, custasse o que custasse.
    Não só reconhecido, como admirado. Como uma forma de atingir "status" social.
    Já que ela não nasceu em berço nobre, não é uma deusa, nem nada disso, ela usou esse quesito, esse "dom" que ela recebeu, como uma forma de conseguir se inserir socialmente, que é a luta de várias pessoas diariamente.

    ResponderExcluir
  3. Olá!Eu sou um mortal,e venho dizer que se Atena é tão boa nisto deveria ter aceitado o desafio, ou talvez tenha sido realmente frustante uma mortal a superar!

    ResponderExcluir
  4. Belo trabalho com esse blog, incrível

    ResponderExcluir